Menu fechado

Como fazer a limpeza das ferramentas

De tempos em tempos é preciso dar uma geral no local de trabalho, para garantir que o espaço esteja limpo e organizado, as máquinas e ferramentas estejam funcionando corretamente, facilitando nosso trabalho e a recepção dos clientes.

Um dos cuidados a se tomar com as ferramentas e a realização da limpeza, importante para que suas funções sejam exercidas de forma correta e prolongar sua vida útil, evitando resquícios de poeira, sujeira ou outros materiais que podem ficar acumulados.

Confira como fazer a limpeza das ferramentas com essas dicas.

Soluções caseiras

  • Detergente ou sabão neutro

As ferramentas manuais de metal – como alargadores, roscas postiças e adaptação de guias – podem ser limpas com esses produtos neutros e secas com um pano seco, respeitando sempre as instruções do fabricante.

  • Água morna e detergente

Para manchas de graxa, coloque um pouco de água morna em uma vasilha. Molhe uma esponja na água e aplique detergente até fazer espuma.

Em seguida, esfregue a peça com a esponja até remover a sujeira, enxágue com a água morna, seque com um pano seco e deixe durante algumas horas em um local arejado para secar bem.
 

  • Vinagre branco

Ele pode ser um poderoso produto contra a ferrugem: mergulhe a ferramenta em um recipiente com o vinagre, e deixe agir por alguns minutos. Caso a ferrugem não saia com facilidade, esfregue com uma esponja de aço.

Se a ferramenta for muito grande, como o caso dos Alargadores, molhe um pano com o ingrediente e passe na ferramenta.

Ao final, lave com água corrente e seque bem.

  • Sal e limão

Este método é ótimo quando a ferrugem aparece na superfície. Para isso, coloque um pouco de sal na área enferrujada.

Em seguida, regue com o sumo de limão. Deixe descansar por duas ou três horas, e use casca de limão ou uma escova de dente para remover a ferrugem. Enxágue com água limpa e seque com um pano.

  • Pincéis e panos ou esponjas umedecidas

São ideais para limpar as ferramentas elétricas – como a Retífica de sede manual. O pincel é utilizado para retirar resíduos de materiais que podem ficar presos; já os panos ou esponjas úmidas com um pouco de detergente podem retirar manchas e sujeira que ficam nas ferramentas.

  • Bicarbonato de sódio

Esse coringa também pode ser utilizado para remover a ferrugem!

Basta diluir o produto em um pouco de água ou suco de limão até formar uma pasta. Em seguida, passe-a sobre a peça, deixe agir por alguns minutos e passe uma lixa levemente. Por fim, lave e seque bem a peça.

Produtos específicos
 

Existem produtos feitos especificamente para limpeza e prevenção de sujeira, como os removedores de ferrugem, tintas contra ferrugem e condicionadores de metais. Além de remover a ferrugem, eles criam uma camada de proteção – conhecida como fosfatização.

Cuidados com as ferramentas
 

Os cuidados diários ao utilizar os utensílios devem ser levados em consideração. Como dito anteriormente, utilize um óleo anticorrosivo para evitar ferrugens e limpe-os periodicamente, de preferência após utilizá-los ou ao final do dia.

Guarde-as também em um local adequado, longe de locais molhados, úmidos ou empoeirados, mas que seja arejado. Duas boas opções são as caixas de ferramentas ou os painéis magnéticos.

Na caixa de ferramentas pequenas, como adaptadores de guias, ferramentas de corte, limas rotativas, roscas postiças, entre outros, você pode colocar um pedaço de giz, que ajuda a absorver a umidade e evita a ferrugem.

No caso dos equipamentos elétricos, preste sempre atenção à voltagem da rede e utilize um transformador caso seja necessário.
Além de cuidar das ferramentas, é necessário manter a ordem da retífica. Confira como organizar o espaço com essas dicas.