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Conheça 5 verdades e 5 mentiras sobre os veículos e seus motores

É comum escutarmos algumas dicas e macetes sobre cuidados com os veículos e motores. 

Alguns dizeres que são muito difundidos incluem a eficiência do motor flex, e de que deve-se deixar o motor aquecendo antes do carro começar a andar. Mas será que todos são verdadeiros?

Continue a leitura e conheça algumas verdades e mentiras sobre os veículos e seus motores.

  • Andar com combustível na reserva prejudica o motor ? Verdade

Isso ocorre pois o combustível que fica no fundo do tanque pode acumular sujeira, levando a impureza do motor, prejudicando o desempenho e até a queima da bomba de combustível.

O resto do tanque também fica cheio de ar, e a umidade contida no ar se condensa formando água, provocando seu acúmulo no tanque e, assim, diminuindo a qualidade do combustível, o desempenho do motor, danificando o sistema de injeção e a bomba de combustível.

  • Abastecer o tanque até o topo causa problemas no sistema ? Verdade

Embora possa ser tentador encher o tanque até a “boca” para economizar nas altas e baixas do combustível, o ideal é que o abastecimento ocorra até o primeiro desarme da bomba.

O tanque completamente cheio pode causar grande perda de combustível, por não haver espaço para expansão dos gases, danificar o cânister – o filtro que capta os vapores do tanque –, a bomba elétrica e a válvula reguladora de pressão, bem como entupir o carburador, em automóveis mais antigos.

  • O desempenho dos motores flex é inferior ? Verdade

Se por um lado os motores flex podem ser abastecidos com mais de um combustível, os motores calibrados para receber apenas um tipo apresentam maior desempenho e consumo.

Isso acontece devido a taxa de compressão intermediária do motor, que precisa trabalhar de forma a se adequar tanto à gasolina quanto ao etanol.

Se o motor utiliza apenas um tipo de combustível, ele adota a taxa ideal para um tipo de combustível específico, gerando resultados melhores.

  • Motores a álcool consomem mais do que motores a gasolina ? Verdade

A gasolina possui maior capacidade de gerar energia do que o álcool.

Então, para compensar o menor desempenho, os veículos movidos a álcool injetam no motor quantidades maiores de combustível. Em consequência, o tanque também é maior para que a autonomia seja a mesma.

  • Gasolina aditivada ajuda a manter o motor limpo ? Verdade

A gasolina aditivada mantém todas as partes que têm contato com o motor limpas. Já a gasolina não atua nesse processo, colaborando para a formação de resíduos de combustão que são depositados nas válvulas de admissão e comprometem as misturas entre ar e combustível.

A aditivada, portanto, mantém a limpeza e preserva o motor, melhorando o desempenho e o consumo.

  • Misturar de álcool e gasolina deixam o carro flex mais potente ? Mentira

O álcool possibilita um pouco mais de potência, e a gasolina, maior autonomia. Quando esses dois combustíveis se misturam as vantagens e potência de ambos são anulados.

  • Acelerar depois de ligar ou antes de desligar aumenta a eficiência do motor ? Mentira

Essa prática, mais comum em carros antigos, dizia-se que ajudava a lubrificar o conjunto mecânico e que ficaria mais fácil do veículo funcionar.

Porém, nos motores modernos essa prática só vai gastar combustível e sacrificar o sistema, pois, ao acelerar antes de desligar o motor faz com que a gasolina seja injetada no sistema – ela não será queimada e vai contaminar boa parte do óleo.

Já ao acelerar depois de ligar pode causar atrito aos componentes metálicos, pois não dá tempo mínima para o lubrificante atingir todas as partes do motor.

  • Os motores flex duram menos ? Mentira

Essa mentira se propagou devido a fama do etanol ser corrosivo e, por isso, estragarem os motores.

O etanol é mais ácido que a gasolina, mas os motores estão preparados para resistir à corrosão. Por isso, a durabilidade do motor flex é igual ao dos que queimam apenas gasolina ou álcool.

  • Adicionar aditivo no óleo é bom para o carro ? Mentira

É comum oferecerem aditivos na hora de realizar a revisão ou manutenção do veículo.

No entanto, os óleos já possuem um pacote de aditivos que são formulados pelo fabricante, suficiente para manter a lubrificação correta do motor.

Caso você queira adicionar um aditivo, é necessário que atenda as especificações do fabricante, e seja o recomendado para o tipo do lubrificante que está no veículo. Do contrário, pode ocorrer uma reação química prejudicial ao motor.

  • Lavar o motor deve ser uma ação de rotina ? Mentira

A água pode danificar os componentes eletrônicos que se encontram sob o capô.

O ideal é limpá-lo com um pano umedecido, uma escova ou um jato de ar para retirar a sujeira do motor.

Você conhecia todos esses fatores?

No Grupo Remafe temos todas as ferramentas necessárias para consertar e retificar o motor, caso ocorra incidentes devido ao desconhecimento desses mitos e verdades.