É comum escutarmos algumas dicas e macetes sobre cuidados com os veículos e motores.
Alguns dizeres que são muito difundidos incluem a eficiência do motor flex, e de que deve-se deixar o motor aquecendo antes do carro começar a andar. Mas será que todos são verdadeiros?
Continue a leitura e conheça algumas verdades e mentiras sobre os veículos e seus motores.
- Andar com combustível na reserva prejudica o motor ? Verdade
Isso ocorre pois o combustível que fica no fundo do tanque pode acumular sujeira, levando a impureza do motor, prejudicando o desempenho e até a queima da bomba de combustível.
O resto do tanque também fica cheio de ar, e a umidade contida no ar se condensa formando água, provocando seu acúmulo no tanque e, assim, diminuindo a qualidade do combustível, o desempenho do motor, danificando o sistema de injeção e a bomba de combustível.
- Abastecer o tanque até o topo causa problemas no sistema ? Verdade
Embora possa ser tentador encher o tanque até a “boca” para economizar nas altas e baixas do combustível, o ideal é que o abastecimento ocorra até o primeiro desarme da bomba.
O tanque completamente cheio pode causar grande perda de combustível, por não haver espaço para expansão dos gases, danificar o cânister – o filtro que capta os vapores do tanque –, a bomba elétrica e a válvula reguladora de pressão, bem como entupir o carburador, em automóveis mais antigos.
- O desempenho dos motores flex é inferior ? Verdade
Se por um lado os motores flex podem ser abastecidos com mais de um combustível, os motores calibrados para receber apenas um tipo apresentam maior desempenho e consumo.
Isso acontece devido a taxa de compressão intermediária do motor, que precisa trabalhar de forma a se adequar tanto à gasolina quanto ao etanol.
Se o motor utiliza apenas um tipo de combustível, ele adota a taxa ideal para um tipo de combustível específico, gerando resultados melhores.
- Motores a álcool consomem mais do que motores a gasolina ? Verdade
A gasolina possui maior capacidade de gerar energia do que o álcool.
Então, para compensar o menor desempenho, os veículos movidos a álcool injetam no motor quantidades maiores de combustível. Em consequência, o tanque também é maior para que a autonomia seja a mesma.
- Gasolina aditivada ajuda a manter o motor limpo ? Verdade
A gasolina aditivada mantém todas as partes que têm contato com o motor limpas. Já a gasolina não atua nesse processo, colaborando para a formação de resíduos de combustão que são depositados nas válvulas de admissão e comprometem as misturas entre ar e combustível.
A aditivada, portanto, mantém a limpeza e preserva o motor, melhorando o desempenho e o consumo.
- Misturar de álcool e gasolina deixam o carro flex mais potente ? Mentira
O álcool possibilita um pouco mais de potência, e a gasolina, maior autonomia. Quando esses dois combustíveis se misturam as vantagens e potência de ambos são anulados.
- Acelerar depois de ligar ou antes de desligar aumenta a eficiência do motor ? Mentira
Essa prática, mais comum em carros antigos, dizia-se que ajudava a lubrificar o conjunto mecânico e que ficaria mais fácil do veículo funcionar.
Porém, nos motores modernos essa prática só vai gastar combustível e sacrificar o sistema, pois, ao acelerar antes de desligar o motor faz com que a gasolina seja injetada no sistema – ela não será queimada e vai contaminar boa parte do óleo.
Já ao acelerar depois de ligar pode causar atrito aos componentes metálicos, pois não dá tempo mínima para o lubrificante atingir todas as partes do motor.
- Os motores flex duram menos ? Mentira
Essa mentira se propagou devido a fama do etanol ser corrosivo e, por isso, estragarem os motores.
O etanol é mais ácido que a gasolina, mas os motores estão preparados para resistir à corrosão. Por isso, a durabilidade do motor flex é igual ao dos que queimam apenas gasolina ou álcool.
- Adicionar aditivo no óleo é bom para o carro ? Mentira
É comum oferecerem aditivos na hora de realizar a revisão ou manutenção do veículo.
No entanto, os óleos já possuem um pacote de aditivos que são formulados pelo fabricante, suficiente para manter a lubrificação correta do motor.
Caso você queira adicionar um aditivo, é necessário que atenda as especificações do fabricante, e seja o recomendado para o tipo do lubrificante que está no veículo. Do contrário, pode ocorrer uma reação química prejudicial ao motor.
- Lavar o motor deve ser uma ação de rotina ? Mentira
A água pode danificar os componentes eletrônicos que se encontram sob o capô.
O ideal é limpá-lo com um pano umedecido, uma escova ou um jato de ar para retirar a sujeira do motor.
Você conhecia todos esses fatores?
No Grupo Remafe temos todas as ferramentas necessárias para consertar e retificar o motor, caso ocorra incidentes devido ao desconhecimento desses mitos e verdades.