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Quais as diferenças entre o motor a diesel e o motor a gasolina?

Não é somente a diferença de combustível que caracteriza os motores a diesel e a gasolina. Outros fatores como o funcionamento interno, impactos ambientais e consumo também os diferenciam. Vamos conhecer melhor cada um?

Motor a diesel

O motor a diesel, como o nome diz, transforma energia térmica em mecânica a partir da queima do óleo diesel, que ocorre nos cilindros do motor. No entanto, ele não possui esse nome devido a utilização desse tipo de óleo, e sim em homenagem ao seu desenvolvedor: o engenheiro alemão Rudolf Diesel (1858-1913).

Eles funcionam por combustão interna, a partir da reação química entre a mistura de óleo com o oxigênio do ar.

Para o veículo funcionar, acontece a compressão do ar na câmara de combustão. Ao final dessa fase, o combustível é injetado, queimando juntamente com o ar comprimido altamente aquecido. Assim, o calor é liberado e o combustível, queimado, consequentemente fazendo o veículo funcionar.

Existem três tipos de motor a diesel, se medirmos o tamanho:

  • Pequeno – equipam carros de passeio, caminhonetes e tratores pequenos;
  • Médio – presente em caminhões de grande porte, tratores e equipamentos agrícola;
  • Grande – equipam veículos ferroviários (trens), navios e geradores de alta capacidade.

Ele se destaca pela confiabilidade, pela simplicidade – pois não necessita das velas de ignição – e pela resistência, por serem capazes de suportar altas pressões internas.

Motor a gasolina

Já o motor a gasolina foi desenvolvido por Nicolaus August Otto (1832-1891) e Eugen Langen (1833-1895) na Alemanha.

Ele funciona devido a compressão e da faísca produzida pela vela de ignição, resultando na combustão – no motor a diesel, a combustão acontece apenas com a compressão.

São baseados em quatro tempos, ou seja, necessitam de quatro cursos de pistão – admissão, compressão, combustão ou explosão, e escape – para completar o ciclo de combustão.

  • Admissão: o pistão se levanta, permitindo o combustível chegar ao cilindro e fazendo a gasolina se misturar com o ar;
  • Compressão: o pistão baixa e sobe novamente, comprimindo a mistura (gasolina + ar) e elevando a temperatura interna do bloco;
  • Combustão ou explosão: o pistão volta a baixar depois da explosão da mistura, gerando força sobre o pistão para provocar a rotação das rodas do veículo e, consequentemente, sua movimentação;
  • Escape: as válvulas e o coletor de escape liberam a explosão.

Principais diferenças

Você já viu a diferença entre os motores quanto ao seu funcionamento. Confira agora outros diferenciais entre eles:

  • Preço e manutenção do motor

Os custos relacionados aos motores a diesel costumam ser maiores, devido a sua tecnologia mais avançada.

  • Consumo e preço do combustível

O consumo do diesel costuma ser 15% a 20% menor. Além disso, o preço médio desse combustível também costuma ser mais em conta em relação a gasolina, chegando a fazer até 25 km por litro.

  • Durabilidade

O motor a diesel é mais robusto e possui tecnologia mais avançada, o que contribui para sua durabilidade.

  • Performance

Para melhor desempenho e potência em velocidades maiores, o motor a gasolina pode ser a melhor opção.

  • Poluição

O diesel é responsável por emitir partículas no ar que são responsáveis por 90% dos danos causados à saúde humana, segundo estudo publicado pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Além de contribuir para o agravamento do aquecimento global.

Motor a diesel no Brasil

Você sabia que no Brasil não é permitido comercializar carros de passeio com motor a diesel?

Isso porque após a crise do petróleo, em 1976, o país não possuía capacidade produtiva para suprir a demanda e precisou importar grande quantidade da matéria-prima para consumo no transporte.

Por isso, os veículos que utilizam esse tipo de motor precisaram ser reduzidos, por derivar do refino de petróleo bruto.

Atualmente somente veículos com capacidade de transporte maior de mil quilos podem ser equipados com motor a diesel, como picapes, ônibus e caminhões, ou utilitários com tração 4×4 podem ter motor a diesel.

Já a gasolina, álcool e etanol são utilizados nos automóveis de passeio.

Seja qual for o tipo de motor do seu veículo, no Grupo Remafe você encontra todas as ferramentas para realizar a retífica.