Central de Atendimento
(44)3024-2060 (44)3346-1477

Blog

  
Compartilhar
O que é usinagem e como realizá-la

O que é usinagem e como realizá-la


23/mai/2022


A usinagem envolve uma variedade de ferramentas e técnicas para produzir peças manufaturadas e personalizadas para os motores, podendo ser materiais novos ou “reformas” nas peças já utilizadas que irão equipar os motores.

Assim, essas peças se adequam a cada tipo de motor, evitando desperdícios ou erros na hora de encaixá-las.

O que é a usinagem

É um processo de fabricação em que uma peça bruta sofre remoção do seu material com auxílio de máquinas e ferramentas de corte, produzindo cavacos (pequenos pedaços) e tendo como resultado final uma nova peça de tamanho, forma e acabamento desejados.

A usinagem é realizada principalmente em materiais metálicos, como ferro fundido, aço inox, bronze, cobre, metal e alumínio.

Também é um dos métodos mais eficazes para se criar peças mais finas e objetos com muitos detalhes, que não são possíveis por meio da fundição e moldagem, por exemplo, bem como para dar acabamento ou obtenção de furos, saliências e roscas às peças.

Principais ferramentas utilizadas

  1. Alargador: ferramenta cilíndrica utilizada para ajustar os cilindros do motor, garantindo seu acabamento correto;
  2. Bedame: lâmina chata feita de material de alta qualidade e resistente, indicada para realizar a usinagem externa, adaptável aos tornos mecânicos;
  3. Bits: ferramenta de corte que permite a fixação de diversos tipos de material, e podem ser tanto redondos ou quadrados, oferecendo maior variedade de uso;
  4. Escareador: utilizada para furar a entrada do material em forma de cone, para colocação da cabeça do parafuso;
  5. Fresa: atua em alta velocidade e pode realizar cortes e ranhuras de forma circular;
  6. Lima rotativa: é uma pequena ponta que se encaixa em uma ferramenta elétrica ou pneumática, garantindo precisão no desbaste, preparação e acabamento dos metais;
  7. Punção perfurador: utilizada para cortar chapas metálicas em formatos geométricos através de furos;
  8. Pino extrator: possui função de extrair um produto sem deformá-lo;
  9. Fluidos de corte: são utilizados para facilitar a usinagem, ao colaborar para a refrigeração e proteção contra oxidação das peças e das ferramentas, lubrificação e limpeza.

Tipos de processos de usinagem

Cada tipo de processo possui finalidades e modos de realização distintos, porém com características em comum, como as ferramentas utilizadas, a formação de cavacos e o uso do fluido lubrificante. Conheça cada tipo de processo:

  • Torneamento: a peça a ser usinada gira em torno de seu próprio eixo, enquanto a ferramenta de corte faz um movimento de translação até obter o formato desejado. Normalmente é realizado para fabricar peças cilíndricas;
  • Mandrilhamento: a ferramenta de corte gira, juntamente ou não, com a peça a ser usinada, criando superfícies de revolução (“onduladas”) em peças de formato cilíndrico ou de cone, como tubos de aço.
  • Brunimento: a ferramenta gira em trajetória helicoidal para dar acabamento em furos cilíndricos, ajustando o diâmetro e a geometria interna do furo e dando acabamento à superfície usinada
  • Afiação: as superfícies cortantes das ferramentas são afiadas em um processo de usinagem por abrasão;
  • Aplainamento: a peça se move enquanto a ferramenta de corte fica estática, ou vice-versa, removendo uma faixa de material e voltando ao início do curso a fim de tornar as superfícies planas;
  • Fresamento/fresagem: A ferramenta e a máquina fresadora fazem um movimento rotativo enquanto pressiona a peça a ser usinada, gerando variedade de formas e superfícies, com qualidade no acabamento e na superfície, ideal para engrenagens e coroas;
  • Retificação: é realizada por um processo de abrasão (raspagem) que permite a remoção do material bruto, recuperando peças deformadas, finalizando com um acabamento especial, com menor rugosidade e melhor proximidade nas medidas para obter peças semelhantes facilmente substituíveis.

Por quê realizar a usinagem

A usinagem dá forma às peças que serão equipadas nos motores, possibilitando a criação de novos formatos com custos mais acessíveis e resultados mais precisos, seja em quantidades pequenas, médias ou grandes.

Além disso, ao utilizar boas ferramentas, máquinas com manuseio adequado, o resultado final é de alta precisão e qualidade.

Aqui na Remafe você encontra ferramentas completas para sua retífica e para realização da usinagem com qualidade. Conheça algumas das ferramentas para realizar o trabalho:
 

 
Limas rotativas


Alargador do Power