Menu fechado

O que são as brocas e como utilizá-las?

As brocas são os acessórios cortantes utilizadas nas furadeiras e em máquinas como a Fresadora e Broqueadora, fundamentais para fazer furos cilíndricos nas superfícies de diversos tipos de materiais, como madeira, concreto, vidro e, no caso das retíficas, nas superfícies dos motores, feitas de ferro, aço e/ou alumínio.

Vamos conhecer mais essa ferramenta.

Tipos de brocas

Existem brocas para cada tipo de material a ser perfurado e de acordo com o diâmetro que se deseja ser aberto. O vendedor também pode solicitar a profundidade a ser perfurada pela broca.

Confira os tipos de broca mais comuns:

  • Broca de aço rápido – são próprias para fazer furos em chapas metálicas. Possuem formato helicoidal, haste cilíndrica e maiores espaços extras (ranhuras) para que o cavaco (metal perfurado) não fique embolado.

Deve ser utilizada um fluido de corte ou óleos lubrificantes para facilitar o furo e resfriar a ponta de broca, caso contrário o material pode superaquecer e, consequentemente, desgastar o fio de corte ou até mesmo quebrar a furadeira, a broca e o material a ser perfurado.

  • Broca escalonada – também é utilizada para perfurar chapas de metal e pode ser utilizada para rebarbação, eliminando resíduos e evitando deformação do material. Possui um formato cônico com degraus, possibilitando um ótimo acabamento com pouco aquecimento.

Devido ao seu formato é possível escalar o furo (por isso o nome), ou seja, aumentar o furo de acordo com o diâmetro desejado.

  • Broca Multiconstruction/Multifunção – como o nome sugere, com esse tipo de broca é possível fazer perfurações em diversos tipos de superfícies, como metal, concreto, madeira, plástico, alvenaria, entre outras.

Ela possui uma ponta dura em forma de seta que garante maior durabilidade e eficiência, com gumes de corte bem afiados. E ganha destaque por sua espiral colorida.

Broca de três pontas – são utilizadas somente em madeira, e se destacam pelas três pontas: a do meio é mais elevada, servindo como um guia para o furo, e as outras duas mais curtas, para perfurar. Esse formato garante maior firmeza, precisão e acabamento. Já o aço carbono, material em que são fabricados, evita que a broca superaqueça com o atrito da madeira.

  • Broca para Concreto Widea/Vídea – são utilizadas em superfícies duras, como alvenaria, concreto, mármore, entre outras. No entanto, não serve para perfurar metais ou madeira. Atente-se para a especificação da Videa, que pode ser mais ou menos dura, afiada ou não.

A Broca de Videa possui uma ponta em formato de seta, mais larga que seu corpo. Essa forma permite que o trabalho seja mais rápido e evita que os pequenos pedaços gerados na perfuração travem a ferramenta dentro do furo.

  • Broca para Concreto SDS – é usada na perfuração de tijolo, concreto, mármore, granito, basalto, entre outros materiais de alvenaria.

Por serem utilizadas nesses tipos de materiais, elas também são mais resistentes; além de possuírem um sistema de encaixe especial que evita deslizamentos durante a utilização da furadeira ou da máquina.

São divididas em: SDS-Plus, utilizadas em marteletes de até 4kg (imagem à esquerda); e SDS-Max, em marteletes superiores a 4 kg (imagem à direita).

SDS Plus e SDS Max, respectivamente

  • Broca serpentina – usadas em todos os tipos de madeira, principalmente quando são trabalhos rápidos.

Possuem geometria helicoidal larga e ponta parecida com um parafuso, permitindo grande profundidade e avanço rápido na hora de perfurar, proporcionando um bom acabamento e um bom escoamento dos cavacos, sem deixar lascas.

  • Broca chata – furam madeira, aglomerados, fibras ou materiais muito grossos com diâmetros maiores, já que é a única que perfura acima de 20 cm. Por isso, são utilizadas quando não é necessário um acabamento fino.

A ponta central mais elevada serve para posicionar e estabilizar a broca na hora de furar, enquanto as partes chatas nas extremidades abrem o furo, possibilitando maior velocidade no trabalho.

Como usar as brocas

Como já dissemos, primeiramente é necessário saber qual o tipo de material será perfurado para escolher a broca correta. Não utilize brocas de madeira em materiais metálicos, por exemplo, e vice-versa.

Lembre-se de desligar a máquina na energia na hora de trocar as brocas, bem como encaixá-la bem na máquina.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como óculos e luvas, são essenciais para evitar acidentes.

Cada ferramenta possui uma velocidade indicada pelo fabricante. Procure sempre seguir essas indicações, em especial para as brocas de aço rápido e broca escalonada (própria para metais), para não correr risco de queimar ou perder o fio de corte, sendo necessário afiá-la posteriormente.

Antes de realizar o furo, marque o local com um marcador ou prego para evitar furar no local errado. Nos motores essa atenção deve ser redobrada. Comece com uma broca de tamanho menor e vá aumentando conforme o adequado, caso tenha dúvida sobre qual tamanho usar.

Deixe também o material a ser furado fixo em algum lugar ou superfície, evitando que ela fique instável e, consequentemente, perfure torto ou no local errado. 

No caso dos metais, como na retífica de motores, lubrifique a superfície com óleo ou fluido de corte para evitar o aquecimento. As luvas também são importantes para evitar queimaduras, caso a broca se aqueça muito.

Ao final do trabalho, guarde sempre as brocas juntas em uma caixa de ferramentas ou outro local de armazenamento, evitando que elas se percam ou se danifiquem e para facilitar seu trabalho quando precisar encontrá-las.

Por que escolher a broca correta

Cada formato e material possuem suas características que se adaptam melhor ao uso, e a escolha adequada facilita no trabalho, na segurança e aumenta a qualidade do resultado final.

A escolha de uma broca inadequada pode comprometer tanto a própria ferramenta, quanto o diâmetro do furo, a superfície perfurada e a máquina utilizada.

Gostou desse conteúdo?

Aproveite para acompanhar os produtos e as novidades do Grupo Remafe por meio de nossas redes sociais.