Central de Atendimento
(44)3024-2060 (44)3346-1477

Blog

  
Compartilhar
O que são os Aparelhos Brunidores? Conheça a ferramenta da Remafe!

O que são os Aparelhos Brunidores? Conheça a ferramenta da Remafe!


11/fev/2022


Importantes para realizar manutenção dos cilindros que sofrem desgastes, essa ferramenta é essencial para garantir o bom funcionamento do motor.

 

Com o tempo, os compartimentos das máquinas que sofrem pressão, compressão, lubrificação, calor ou atrito, podem sofrer algum tipo de vazamento de óleo, perda da capacidade de compressão e até mesmo desgaste desigual das paredes dos cilindros (conhecido como ovalização).

 

Por isso, os cilindros precisam passar por manutenção de tempos em tempos, seja com a troca de anéis, de retentores, de válvulas, dos anéis de O-rings ou com o uso dos Aparelhos Brunidores, ideais para realizar esse trabalho: eles realizam o processo de brunimento, que nada mais é do o processo de usinagem realizado depois do mandrilhamento, que tem por objetivo fazer pequenos traçados na tubulação para que o óleo seja depositado e manter a lubrificação do anel do motor.

Esse procedimento corrige problemas de:
 

  • diâmetro e geometria interna dos tubos;
  • acabamento das superfícies (como ângulos de cruzamento e rugosidade), melhorando suas dimensões e formas; e
  • alinhamento entre os tubos.

 

O brunimento pode ser feito em diferentes tipos de materiais: ferro fundido, aço temperado, aço mole, alumínio são apenas alguns deles. Esses tipos de produtos a serem usinados, bem como o diâmetro dos aparelhos, são as características que diferem os tipos de brunidores.

 

É, portanto, um processo de alta precisão e rápida remoção de material.

O processo de brunimento

Para realizar o serviço, é necessário contar com os componentes completos: o aparelho brunidor, o acessório brunidor, o conjunto pinhão brunidor, a pedra brunidora e o feltro brunidor.

Os aparelhos contam com réguas brunidoras (suportes expansivos) onde são inseridas as pedras, que, ao entrarem em contato com a superfície dos cilindros, removem o material excessivo em um movimento giratório que sobe e desce, deixando-a adequada, polida, lustrada e com a rugosidade ideal do cilindro.

Confira a estrutura do aparelho

Os feltros brunidores, por sua vez, recolhem os resíduos feitos pela ação das pedras, evitando ranhuras que podem ocorrer durante o processo.

A usinagem pode ser feita a seco, com o uso de lubrificante, com um óleo específico para cada tipo de material a ser usinado, ou qualquer outro produto de refrigeração.

Os Aparelhos Brunidores, portanto, são essenciais para realizar o processo de usinagem, possibilitando a abrasão necessária das paredes dos cilindros por meio da rugosidade necessária para o funcionamento do motor.

Cuidados com os Aparelhos Brunidores

Ao usinar os cilindros, é necessário se atentar às medidas pré-estabelecidas dos fabricantes das mesmas, bem como dos anéis e retentores, para não retificá-las mais do que o permitido e, assim, danificar as peças e precisar trocá-las.

Também não é recomendado utilizar lixas no processo do brunimento, principalmente se os movimentos realizados forem horizontais. Isso porque as linhas que se formarem não servirão como os depósitos de óleo necessários para lubrificação, prejudicando o sistema do motor.

Na hora de trocar as pedras brunidoras, fique atento ao tamanho e ao grão adequados, pois cada tipo de equipamento possui suas especificidades.

É importante também ter um profissional presente para mexer no equipamento ou oferecer treinamentos para a equipe, de forma a realizar o serviço com qualidade de forma eficiente.

 

Vantagens e importância de utilizar os Aparelhos Brunidores

  1. Correção da ovalização dos cilindros (em sua geometria e diâmetro);
  2. Melhoria na rugosidade da peça, impedindo uma superfície lisa e desgastada;
  3. A superfície da peça usinada fica com melhor acabamento;
  4. Redução no consumo de óleo lubrificante devido a rugosidade que diminui o atrito e melhora o deslizamento das peças;
  5. Precisão, ideal para corrigir possíveis erros causados em processos de usinagem adotados antes;
  6. Maior produtividade e praticidade no serviço;
  7. Melhor custo-benefício, pois não é realizada a troca do motor ou da peça inteira.

O Grupo Remafe possui uma linha completa de Aparelhos Brunidores para você fazer a usinagem dos cilindros de forma eficiente. Confira nosso vídeo explicando tudo sobre nossos Aparelhos Brunidores e nossos Brunidores de Medidas Especiais!