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Conheça a sede de válvula

Oi pessoal!
 

Já falamos pra vocês sobre o Alargador do Power, e hoje vamos trazer mais um produto essencial para realizar uma retífica: a sede de válvula!

Esse equipamento faz parte do cabeçote do motor e é responsável por servir como um suporte para a base de válvula de escape ou admissão, com a função de vedar a pressão de compressão ou explosão na câmara de combustão, permitir que a mistura de ar + combustível entre no cilindro e que os gases queimados saem na exaustão.

Com seu movimento de abre-fecha, a válvula precisa estar encaixada de modo que isole o sistema de combustão e impeça que a mistura escape. Caso o encaixe esteja inadequado, ou tenha sujeira entre os ângulos de encosto de base da válvula e a sede, há riscos de acontecer um desgaste de outros componentes ou ruptura da sede, que prejudicam o funcionamento do motor.

Esquema da sede de válvula (Researchgate adaptado de Volvo, 2006)


Características

As sedes de válvulas devem se assentar perfeitamente na câmara de combustão, de forma que tenha boa vedação, com ângulo de inclinação entre 45° e 60° (no qual o menor número propicia melhor assentamento, porém o maior número propicia mais fluxo de ar ou gases).

Já o diâmetro da válvula deve ser até 0,8 mm maior que o diâmetro da sede, e a largura das sedes deve variar de 1 a 2 mm, de modo que aumente a eficiência da vedação.

Cuidados com a peça
 

Assim como todos os componentes do carro, a sede de válvula também necessita de cuidados: antes de sua instalação é necessário medir a carga da mola em dinamômetro, pois medidas que não condizem com as especificações podem trazer problemas para as sedes e válvulas.

É preciso também notar o ângulo e a largura de assentamento da válvula a fim de adquirir o modelo adequado de acordo com as especificações do motor, e observar a geometria do perfil para obter uma válvula com vedação adequada, evitando peças desreguladas e eixos de comando com deficiência.
 

Adquira ferramentas para usinagem da sede de válvula

Manutenção
 

Os movimentos de abre e fecha das válvulas causam desgastes entre os ângulos de encosto de sua base e a sede no cabeçote, e o aquecimento da sede de válvula também causa alterações nas suas dimensões, ou seja, um excesso de compressão. Com isso, podem surgir trincas em algumas regiões devido a fragilidade da estrutura das válvulas.

No check-up do veículo, é necessário notar se a região do assentamento das sedes apresenta desgastes. Se houver, as válvulas devem ser trocadas. Por isso é importante ficar de olho se o veículo apresenta algo fora do comum, bem como realizar revisões periódicas.

Gostou dessa dica?Continue nos acompanhando para mais novidades, que tal conferir nosso último post indicando os tipos de motores?